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domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carcass

Sem sombra de dúvida, uma das bandas mais surpreendentes da história do heavy metal. Um grupo que começou tocando uma violentíssima, dura e ininteligível descarga sonora, com letras degradantes e nojentas em seus primeiros álbuns, tornou-se um dos mais requintados e técnicos grupos metálicos de sua época; esta banda é o Carcass.

O conjunto foi formado em 1985, na cidade de Liverpool, por Bill Steer (guitarra), Jeff Walker (baixo), Ken Owen (bateria) e Sanjiv (vocais). Um ano depois, Sanjiv saiu e Steer foi para o Napalm Death (sem deixar o Carcass, contudo), o que acabou resultando num período de relativa inoperância do conjunto. Finalmente, em 1987, começaram a trabalhar como trio, com os vocais sendo divididos entre Steer (mais urrados) e Walker (mais gritados).

No ano seguinte, saiu seu primeiro álbum, “Reek Of Putrefaction”, que trazia na capa uma colagem repulsiva de fotos de humanos mortos, em decomposição, mutilados, despedaçados, fétidos. Musicalmente, o som era sujo, pesado e rapidíssimo, um grindcore sem limites, incompreensível para os não-iniciados. Liricamente, a temática era tão nojenta quanto a capa, o que pode ser comprovado a partir de músicas como “Vomited Anal Tract”, “Genital Grinder” ou “Feast On Dismembered Carnage”. Embora dotado de uma produção horrorosa, o disco se torna um clássico do gênero, que influenciou infinitos grupos que copiariam mais tarde sua proposta, e um sucesso de crítica.

Em 1989, veio o segundo LP, “Symphonies Of Sickness”, com uma capa e letras igualmente grotescas (alguns títulos: “Cadaveric Incubator Of Endoparasites”, “Ruptured In Purulence” e a fabulosa “Exhume To Consume”), mas com músicas mais bem estruturadas e técnicas, ainda que mantivessem a velocidade inacreditável e o peso extremo. Depois do lançamento deste disco, o guitarrista Mike Amott juntou-se ao grupo, trazendo a ele mais classe e originalidade aos riffs.

Com esse time, foi gravado em 1991 o álbum “Necroticism - Descanting The Insalubrious”. Uma autêntica obra-prima, ele marca o distanciamento irremediável do Carcass com o grindcore. Agora, a banda apresentava um material que fugia a quaisquer rótulos, personalíssimo, técnico, brutal, agressivo e melódico, com nítidas influências da música pesada da década de 70. A maturidade havia chegado, a capa era “normal” e as letras se distanciavam cada vez mais da terminologia médica dos dois discos que o precederam. Além disso, Walker, com sua voz inimitável, passou a ser o vocalista ‘full time’ do conjunto. A crítica os aclamou, o público lotava seus shows e foram considerados por alguns a melhor banda britânica de heavy metal desde o Iron Maiden.

Em 1992, veio o EP “Tools Of The Trade” e, em 1993, “Heartwork”. Esse último marcou a consagração definitiva do grupo. Praticamente todos os laços com seu passado grindcore haviam sido desfeitos, as letras traziam temas mais profundos e a capa era uma obra de arte. Mais uma vez, a crítica foi unânime em reconhecer a genialidade do quarteto, e o público passou a tratá-los como verdadeiros heróis do heavy metal, sendo que alguns não acreditavam que aquele mesmo grupo que fizera um LP tão tosco e quase simplório quanto “Reek...” podia ter se transformado no mais fabuloso nome do metal inglês de sua época. Porém, apesar do sucesso, Amott resolveu sair pouco depois do lançamento, sendo chamado para seu lugar Mike Hickey, que não durou muito no posto, sendo substituído por Carlo Regada.

Contudo, “Heartwork” havia sido lançado por uma grande gravadora, a Columbia - ao contrário dos anteriores, todos independentes. Quando ficou provado para a Columbia que a banda simplesmente não seria tão comercialmente bem-sucedida quanto esperavam seus executivos, ela (a gravadora) simplesmente a despediu. Isso desestabilizou o grupo, ainda mais pelo fato de a notícia ter chegado a eles pouquíssimo tempo depois do término das gravações do próximo disco. A frustração e desmotivação decorrentes da notícia foram tamanha que os quatro resolveram se separar. No entanto, o álbum que já havia sido gravado foi lançado e levou o nome de “Swansong” (“canto de cisne”). Esse LP é outra obra-prima, que mostra que o Carcass ainda tinha muito a mostrar e a evoluir, processos que foram abruptamente interrompidos com seu fim prematuro.

Em 2006 Jeff Walker concedeu entrevistas admitindo a possibilidade de uma reinião do Carcass até 2007. Segundo ele, Michael Amott quer muito a volta da banda. Tudo dependeria de uma posição de Bill Steer, uma vez que Ken Owen não participará mas não se opôs à idéia de ser substituído por outro baterista.

Em setembro de 2007 Michael Amott disse a uma revista sueca que ele, Bill Steer e Jeff Walker se reuniram para ensaiar músicas antigas da banda, contando com o baterista do Arch Enemy Daniel Erlandsson no lugar de Ken Owen, e assim a banda fez uma turnê mundial.


(1988) Reek Of Putrefaction

1. Genital Grinder
2. Regurgitation Of Giblets
3. Maggot Colony
4. Pyosified (Rotten To The Gore)
5. Carbonized Eyesockets
6. Frenzied Detruncation
7. Vomited Anal Tract
8. Festerday
9. Fermenting Innards
10. Excreted Alive
11. Suppuration
12. Foeticide
13. Microwaved Uterogestation
14. Feast On Dismembered Carnage
15. Splattered Cavities
16. Psychopathologist
17. Burnt To A Crisp
18. Pungent Excruciation
19. Manifestation Of Verrucose Urethra
20. Oxidised Razor Masticator
21. Mucopurulence Excretor
22. Malignant Defecation


Line up:
Jeff Walker - baixo/vocais
Bill Steer - guitarra/vocais
Ken Owen - bateria

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(1989) Symphonies of Sickness

1. Reek Of Putrefaction
2. Exhume To Consume
3. Excoriating Abdominal Emanation
4. Ruptured In Purulence
5. Empathological Necroticism
6. Embryonic Necropsy and Devourment
7. Swarming Vulgar Mass Of Infected Virulency
8. Cadaveric Incubator of Endoparasites
9. Slash Dementia
10. Crepitating Bowel Erosion


Line up:
Jeff Walker - baixo/vocais
Bill Steer - guitarra/vocais
Ken Owen - bateria

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(1991) Necroticism - Descanting The Insalubrious

1. Inpropagation
2. Corporal Jigsore Quandary
3. Symposium of Sickness
4. Pedigree Butchery
5. Incarnated Solvent Abuse
6. Carneous Cacoffiny
7. Lavaging Expectorate of Lysergide Composition
8. Forensic Clinicism/The Sanguine Article


Line up:
Jeff Walker - baixo/vocais
Bill Steer - guitarra/vocais
Michael Amott - guitarra
Ken Owen - bateria

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(1993) Heartwork

1. Buried Dreams
2. Carnal Forge
3. No Love Lost
4. Heartwork
5. Embodiment
6. This Mortal Coil
7. Arbeit Macht Fleisch
8. Blind Bleeding The Blind
9. Doctrinal Expletives
10. Death Certificate


Line up:
Jeff Walker - baixo/vocais
Bill Steer - guitarra
Michael Amott - guitarra
Ken Owen - bateria

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(1996) Swansong

1. Keep On Rotting In The Free World
2. Tomorrow Belongs To Nobody
3. Black Star
4. Cross My Heart
5. Child's Play
6. Room 101
7. Polarised
8. Generation Hexed
9. Firm Hand
10. R**k The Vote
11. Don't Believe A Word
12. Go To Hell

Line up:
Jeff Walker - baixo/vocais
Bill Steer - guitarra
Carlo Regadas - guitarra
Ken Owen - bateria

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